Navegolandia » Novidades » Símbolo da paz significado

Símbolo da paz significado

Os símbolos da paz são diferentes mas possuem a mesma ideia, a paz mundial sem a utilização da guerra, mesmo com a diferença da ideologia religiosa de muitos adeptos do estilo de vida hippie.

O símbolo da paz é conhecido no mundo inteiro, porém, são utilizados duas imagens, a  primeira designa a luta pelos direitos igualitários entre os povos, e a sua origem se deu a partir da concepção do não uso de energia nuclear, posteriormente adotado pelas comunidades igualitárias em todo o mundo.

Esse símbolo da paz, que na verdade é a junção de duas letras dentro de um círculo, foi muito utilizado e propagado pelos hippies – pessoas ligadas ao movimento alternativo que tinham como ideologia a fraternidade e a comunhão com a natureza, além disso, apoiavam várias questões ambientais, a emancipação de homens e mulheres entre outros aspectos.

símbolo da paz

O hippies imortalizaram a expressão Paz e Amor com o uso do símbolo da paz.

A imagem que aparece em diversos acessórios e roupas surgiu após as manifestações inglesas encabeçada pelo ícone criado pelo designer Gerald Holtom, para a campanha em prol do Desarmamento Nuclear, o próprio símbolo é formado pelas letras N e D das palavras Nuclear Disarmament, em inglês do código de bandeiras.

O outro símbolo da paz muito popular é o da pomba branca, visto pela igreja católica como uma associação a descida do espírito de Deus, ou Espírito Santo à terra que teria o formato dessa ave, a mesma usada por Noé (arca de Noé) para verificar se havia secado as águas do dilúvio, segundo as escrituras bíblicas.

pomba branca

A pomba branca foi utilizada em vários manifestos, como o congresso da Paz de 1949 realizado em Paris.

Em meados de 1960, o pintor espanhol Pablo Picasso eternizou a pomba branca como símbolo da Paz ao fazer várias gravuras que se tornaram famosas mundialmente. Durante o período de guerras no século passado, a ave representou paz, serenidade e renovação.

A cor branca significa a ausência de cores, e portanto representa a luz, por conseguinte a pureza. Sendo assim, o símbolo obteve muita repercussão durante as guerras nos séculos XX, simbolizando a serenidade através da paz. Desde então, muitas pessoas vem utilizando a imagem e até mesmo outros artistas, ajudando a popularizar cada vez mais o ícone.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Depo para namorado
Frases Românticas para Namorada de Boa Noite
Como mostrar os troféus do ps3 no Facebook