Navegolandia » Educação » Símbolos natalinos

Símbolos natalinos

O Natal é comemorado no dia 25 de Dezembro. Normalmente as festividades natalinas são cheias de tradições e simbolismos. E é sobre esses signos que se desenvolve a pesquisa a seguir.

O Natal festa hoje globalmente conhecida e importante passagem do calendário católico, tem raízes longínquas,em tradições mais antigas que a cristã. Varias civilizações que passaram pela terra comemoram a passagem do ano por diferentes motivo, os povos Nórdicos, por exemplo, comemoravam o retorno do deus Sol, na antiga Roma o dia 25 de Dezembro era comemorado o nascimento do deus Sol, lá também acontecia as festas da Saturnália que tinha por tradição grandes banquetes. Com o Império Romano tornado-se cristão houve um grande sincretismo, datas foram ressignificadas e o dia 25 passa a ser a data do nascimento de Cristo. A festividade natalina é legitimada pelo  Papa Julius I no ano 350, mesmo a data do nascimento de Jesus não constar no livro sagrado a data foi aceita e é mantida até os dias atuais.

Existem uma variedade de símbolos e os mais tradicionais são a árvore de Natal, o Papai Noel, a ceia, os sinos natalinos,  presépio,  estrela, guirlanda e os presentes:

árvore de Natal

Árvore de Natal: dizem que a tradição de decorar o pinheiro no Natal tenha se iniciado com Martin Lutero no ano de 1530, ele ao caminhar avistou uma dessas árvores que provocou nele um efeito estonteante então ele tentou reproduzir a sena e montou a primeira árvore natalina. Segunda a tradição cristã o objeto representa alegria, paz, esperança e vida. Alguns acreditam que ela faz alusão a santíssima trindade pelo formato triangular do artefato.

Papai Noel

O Papai Noel: A lenda mais aceita é que foi inspirado em um senhor chamado Nicolau que viveu no ano de 280 na Turquia. Ele que tinha o costume de ajudar os necessitados colocando saquinhos de moedas em sua porta, posteriormente foi santificado por ter alguns milagres associados a sua figura. Foi na Alemanha que ocorreu a associação com o Natal e logo se expandiu pelo mundo. Antes de 1881 o Papai Noel era figurado com uma roupa marrom tradicional, depois daquela data uma campanha publicitaria movida pela companhia Coca-cola modificou as cores das vestes do signo e ele ficou conhecido mundialmente com as cores vermelho e branco cores também do refrigerante. Esse símbolo trás consigo a ideia de generosidade e é conhecido por habitar o imaginário infantil como o velhinho que dá os presentes.

ceia de natal tradicional

ceia: originaria da Europa, numa tradição de, no dia das festividades natalinas, deixar as portas de suas casas abertas para a entrada de peregrinos e viajantes que eram convidados a cear com a família. E traz com ela o desejo de comunhão e união.

Sinos de Natal

Os sinos: o badalar de sinos sempre foi utilizado em varias partes do mundo para anunciar algo de importante que se aproxima, no Natal não é diferente eles avisa da chegada do menino Jesus.

                                                                                                                                                                                                                    presépio

O presépio: habito que se inicia com São Francisco de Assis, e é a reprodução da cena do nascimento do menino Jesus.

Estrela de Belém

A estrela de Belém: a estrela consta na bíblia como guiadora dos reis magos até a manjedoura onde se encontrava o Cristo recém nascido.

Guirlanda de Natal

A guirlanda: é proveniente da cultura britânica  lá a princípio o povo começou a decorar suas casas com sempre-vivas que presenta o amor de Deus para com nosco, um amor sem início e nem fim, por isso a forma circular.

Presentes de NatalOs presentes: os reis magos presentearam Jesus, São Nicolau também ajudava aos pobres, então os presentes carregam o simbolismo de troca e de comunhão de alegria.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Deogramas Japoneses e seus Significados
Vasco da Gama 2013
Artigo Natalino