Navegolandia » Saúde » Terçol tratamento

Terçol tratamento

A drenagem cirúrgica seguida de curetagem, pode solucionar o problema dos nódulos de terçol, quando os mesmos não fazem regressão e absorção espontaneamente.

Quando acontece uma inflamação ou obstrução das glândulas Zeis e Moll, localizadas na borda da pálpebra, dá-se o nome popular de terçol, que pode apresentar sinais de dor, calor e rubor, características típicas de uma infecção causada por bactérias. A mais comum neste caso é a bactéria Staphylococcus aureus.

pessoa com terçol

O terçol pode ter características com algum grau de prurido, secreção e aumenta nos olhos sensibilidade à luz.

A inflamação também pode ocorrer internamente, causando infecção da glândula de Meibomius que fica na parte de dentro da pálpebra, na placa tarsal, formando um abscesso. Os principais fatores de risco para se obter um terçol são a falta de higiene facial, uso frequente de lentes de contato, maquiagem, blefarite e dermatite seborréica.

Mesmo sendo pouco contagioso, é possível que um olho acabe contaminando o outro. Por isso é importante lavar sempre as mãos, e evitar tocar no olho com terçol. Há pessoas que sentem coceira no local, é recomendável não coçar, melhor lavar a região com soro fisiológico, o que ajudará a diminuir o desconforto.

Geralmente depois de 3 dias ao terçol desaparece sozinho, na mesma proporção com que surgiu. Para acelerar esse processo pode ser aplicado calor úmido no local (compressas), fazendo com que mais sangue seja enviado para a região, e assim o nódulo é absorvido. Também são utilizados colírios, pomadas com antibióticos e até mesmo antibiótico por via oral. Quando não há drenagem espontânea, pode ser necessário uma drenagem cirúrgica e curetagem.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Tendinite tratamento
Endometriose tratamento
Diarreia tratamento