Navegolandia » Saúde » Tipos de doenças respiratórias e seus sintomas

Tipos de doenças respiratórias e seus sintomas

A poluição e o tabagismo tem sido o maior fator de causa das doenças respiratórias, por isso é importante evitá-los, principalmente aquelas pessoas que já possuem predisposição para adquirir essa doenças.

Existem muitas doenças respiratórias provenientes de diferentes causas, mas que possuem a ação de atingir diretamente o sistema respiratório, o qual envolvem alguns órgãos como os brônquios, a laringe, a traqueia, a faringe, o pulmão, a boca entre outros.

As doenças respiratórias surgem por vários motivos, entre eles os mais propícios são geralmente alergias de produtos químicos ou de ácaros, infecção por vírus, tabagismo, inalação de ar poluído e também pode surgir por causa de fatores genéticos.

Doenças respiratórias

Todas as doenças respiratórias possuem sintomas semelhantes, portanto, somente através de exame clínico é possível determinar qual o tipo da patologia.

Por causa da grande quantidade de indústrias e de automóveis, as grandes cidades são lugares muito mais oportunos de se adquirir uma doença respiratória, justamente em função da poluição do ar. O monóxido de carbono e o dióxido de carbono, gases poluentes originados da queima de combustíveis são extremamente prejudiciais ao aparelho respiratório.

As principais doenças que atingem o sistema respiratório são:

  • Asma – Causa um estreitamento dos bronquíolos dificultando a passagem do ar . Os principais sintomas são tosse seca, chiado, falta de ar e opressão no peito.
  • Bronquite – Causa inflamação dos brônquios, que são os canais condutores do ar inalado até os alvéolos pulmonares. Os sintomas variam entre tosse seca, expectoração clara a amarelada e falta de ar.
  • Rinite – Causa inflamação e irritação aguda ou crônica da mucosa nasal, causada tanto por bactérias, como por vírus. Obstrução nasal, excesso de espirros, coriza, coceira no nariz, garganta e olhos são os principais sintomas.
  • Sinusite – Causa inflamação dos seios da face ocorrente de uma infecção bacteriana, viral ou fúngica. Sintomas – Dor intensa na face, testa, olhos, na região das maçãs do rosto, na nuca ou no topo da cabeça, obstrução nasal, secreção nasal amarela, tosse seca e febre.
  • Câncer de pulmão – Causa expansão e transformação maligna do tecido pulmonar, podendo ser de pequenas células ou de não pequenas células. O sintomas surgem quando a doença já está avançada, implica em falta de ar, dor torácica, tosse estranha, presença de sangue no escarro, perda de peso e cansaço.
  • Enfisema pulmonar – Causa irritação respiratória crônica, de lenta evolução, transformando os alvéolos em grandes sacos cheios de ar o que dificulta o contato do ar com o sangue. O paciente apresenta sensação de sufoco, falta de ar, respiração ofegante com chiado e tosse.
  • Gripe e Resfriado – Doenças de origem viral, transmitidas por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais contendo estes micro-organismos. Geralmente causam cansaço, indisposição, corrimento nasal e dor de garganta, além de dores musculares.
  • Pneumonia – Infecções que se instalam nos pulmões e acabam acometendo a região dos alvéolos onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios. O sintomas variam entre febre alta, confusão mental, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, mal-estar generalizado, falta de ar e secreção de muco purulento.
  • Tuberculose – Patologia grave, transmitida pelo ar que pode atingir vários órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O sintomas se agravam a medida em que a doença avança, surge tosse prolongada, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento.

Testes da função respiratória, de sons respiratórios, bem como a broncografia, ou a radiografia pulmonar de massa, são métodos eficazes para se obter um diagnóstico preciso a cerca das doenças respiratórias. Uma vez realizado os exames, o médico indicará o tratamento mais adequado para cada situação.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Tipos de doenças respiratórias e seus sintomas
Doença do Carrapato
7 dias após a menstruação pode engravidar