Navegolandia » Educação » Trabalho que o Padre Antônio Vieira Realizou no Brasil

Trabalho que o Padre Antônio Vieira Realizou no Brasil

O padre Antônio Vieira dedicava-se à defesa dos índios e dos escravos e também à catequese.O padre escreveu importantes sermões a favor dos índios.

O padre escreveu importantes sermões a favor dos índios e dos escravos, dentre estes sermões.Antônio Vieira nasceu na capital de Portugal, a cidade de Lisboa em meados do ano de 1608, mais precisamente no dia 06 do mês de Fevereiro. Ainda criança, Antônio Vieira se mudou para o Brasil com seus pais. Em meados do ano de 1623, Antônio ingressou na Companhia de Jesus, na capital do Estado da Bahia, a cidade de Salvador, onde o mesmo foi ordenado padre em meados do ano de 1635. Após a ordenação, Antônio Vieira deu início a sua pregação, e através de sermões o padre combateu a invasão holandesa no Nordeste brasileiro.

O padre Antônio Vieira dedicava-se à defesa dos índios e dos escravos e também à catequese. O padre escreveu importantes sermões a favor dos índios e dos escravos, dentre estes sermões destaca-se o seguinte: Dominga da Quaresma. Após o termino do domínio espanhol sobre o país de Portugal, o padre Antônio Vieira volta a Lisboa.

Chegamdo em Lisboa, Antônio foi designado, por Dom João IV (rei), para missões diplomáticas na França e também na Holanda. Neste mesmo período o padre Antônio Vieira passou a se aderir ao sebastianismo (uma crença que fazia referência a ressurreição de Dom Sebastião, e que também estava relacionada ao restabelecimento do Império português).

Em meados do ano de 1653, o padre Antônio Vieira retorna ao Brasil. Embora logo em seguida tenha sido acusado de heresia pela Inquisição, e perante a acusação o mesmo foi levado para o país de Portugal. Em Portugal o padre foi encarcerado e também condenado pela defesa dos índios e também pelas severas críticas aos colonizadores.

Após um período equivalente a aproximadamente dois anos, pena foi revogada e logo em seguida o padre seguiu para Roma. Em meados do ano de 1681, o padre Antônio Vieira regressa ao Brasil. Ao regressar para o Brasil, o padre se entregou ao trabalho de redigir novos sermões e ao trabalho de finalizar sermões que se encontravam inacabados. Em meados do ano de 1697, mais precisamente no dia 18 do mês de Julho, veio a falecer na cidade de Salvador.

Principais Atividades e Realizações exercidas pelo padre Antônio Vieira:

  • Atuou como missionário católico, se desempenhando na defesa da liberdade dos escravos e dos indígenas que se encontravam em território brasileiro.
  • O Padre Antônio Vieira foi exerceu a função de Visitador-Geral na Província do Brasil.
  • O Padre Antônio Vieira exerceu a profissão de professor de Retórica no Estado de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Olinda.
  • O Padre Antônio Vieira redigiu importantes sermões, nos quais os mesmos foram e ainda são considerados exemplos importantes da literatura barroco brasileira.

Principais Sermões do Padre Antônio Vieira:

  • Sermão do Mandato;
  • Sermão de Nossa Senhora do Rosário;
  • Sermão da Quinta Dominga da Quaresma;
  • Sermão de Santo Antônio aos Peixes;
  • Sermão do Espírito Santo;
  • Sermão da Sexagésima;
  • Sermão do Bom Ladrão;
  • Sermão Pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal, contra as da Holanda dentre outros.
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Letras de grafite
Cultura povos egípcios
Letras grafite