Navegolandia » Saúde » Tratamento de sinusite crônica

Tratamento de sinusite crônica

Reação alérgica, seja por poeira, fungos, o indício de um resfriado ou mesmo a baixa imunidade pode desencadear uma crise de sinusite, causando grande desconforto nos seios da face. Confira os detalhes.

A sinusite é um problema bastante comum, que acomete a saúde de várias pessoas. Essa doença geralmente ocorre quando o organismo sofre com uma inflamação de origem alérgica, seja ou não por poluentes e por infecção viral. A patologia é dividida em nível de gravidade – sinusite aguda e crônica.

A partir disso as mucosas dos seios da face, se inflamam e provocam todos os sintomas desconfortáveis. A sinusite atinge diretamente a região do crânio onde estão as cavidades ósseas ao redor das maçãs do rosto, os olhos e o nariz, local onde é possível que aconteça de ser mantido ar aprisionado, juntamente com secreções como o pus, causando ainda a pressão na parede das cavidades.

A sinusite aguda se inicia com um resfriado comum, possivelmente causado por vírus. Atinge com mais frequência as pessoas que possuem sistema imunológico fraco, ou que com anormalidade na secreção.

A sinusite crônica se dá por causa da reação alérgica contra determinados fungos, por isso acomete principalmente aquelas pessoas que tem alergia a poeira, mofo, pólen ou as mesmas são asmáticas.

Os sintomas da sinusite variam de pessoa para pessoa de acordo a intensidade da inflamação. Comumente são relatados dores em um ou em todos os seios da face, seja dor de cabeça, mas intensa pela manhã, dor quando a parte frontal da face, quando a mesma é tocada e dor na mandíbula superior e dente por causa de infecção nos seio maxilar.

sintomas de sinusite

Quando a infecção dura mais de 3 meses mesmo com o tratamento é possível recorrer a uma cirurgia, ideal para drenar e limpar os seios nasais.

Além desses sintomas específicos, a sinusite ainda provoca outros sintomas como febre, cansaço, tosse, rinite, congestão nasal e fraqueza. As cavidades revestidas por uma mucosa, necessitam de ventilação para se manter normal, mas devido a inflamação são bloqueadas gerando todos os sintomas.

O tratamento consiste em alguns cuidados ligados a infecção, em geral o médico receita antibióticos para combatê-la. Em alguns casos também se faz uso de injeções contra alergia, evitando a reincidência da doença, anti-histamínicos para diminuir o inchaço local e spray nasal a base de corticoides.

Algumas dicas aliviam o sintomas e ajudam a diminuir o tempo da doença no organismo:

  • Beber bastante líquido;
  • Fazer inalação de vapor cerca de 2 a 4 vezes por dia;
  • Utilizar spray com soro ou solução salina durante o dia;
  • Aplicar pano úmido e quente no rosto no decorrer do dia;
  • Usar sempre que possível um umidificador.
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Tendinite tratamento
Nariz entupido o que fazer
Como tirar mau cheiro de piercing