Navegolandia » Saúde » Tratamento HPV

Tratamento HPV

O HPV tem mais chances de se desenvolver em pessoas que tem baixa imunidade, por isso que alguns casos o vírus pode ser anulado pelo próprio organismo, mesmo assim é necessário manter os hábitos e recomendações de prevenção para evitar o contagio.

O HUMAN PAPILOMAVIRUS(PAPILOMAVIRUS HUMANO) é um vírus que possui cerca de 150 tipos que até o momento já puderam ser identificados. Quase 35 desses tipos conseguem infectar diretamente a região anogenital tanto das mulheres quanto dos homens.

O HPV é uma doença que costuma aproveitar-se de feridas na pele e mucosas, provocando infecções na região, o que resulta no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular irregular. As lesões são denominadas verrugas, justamente por terem essas características, também são chamadas popularmente de crista-de-galo.

O HPV possui níveis de gravidade, divididos por tipos. Quando são do tipo 1, 41, 42, 43 e 44 as infecções do trato genital são denominadas benignas, e estão presentes na maioria das infecções aparentes causadas pelo vírus.

Os tipos 31, 33, 35, 39, 51 e 52 são de risco intermediário. Já os tipos 16, 18, 45 e 56 são considerados vírus de alto risco, podendo ser a causa de diversos tumores.

exame ginecológico

O HPV invade o organismo através das pequenas lesões, e se acomoda nas camadas mais internas da pele ou das mucosas onde se introduz no DNA da célula.

O período para que aconteça a incubação do vírus varia entre 3 a 8 meses, geralmente a doença possui a característica de ser assintomática, ou seja, não tem sintoma aparentes, podendo se manter latente por vários anos. Com exceção dos casos em que o vírus já se manisfestou em forma de verrugas.

A contração do HPV está relacionada a alguns fatores de risco: relações íntimas precoce, múltiplos parceiros, fumo, DST’s, imunossupressão, AIDS, excesso de prepúcio, entre outros.

O tratamento segue a linha de diversos métodos, cada um dependente da situação de cada paciente e limitado ao grau de eficácia e aceitabilidade. Os procedimentos indicados são divididos entre quimioterápicos, é aplicado o fluorouracil e a interleucina, químicos, onde faz a utilização de ácido tricloroacético, o processo imunoterápicos faz uso de interferon alfa e beta, além de retinoide, e no último procedimento que é o cirúrgico, se faz uma curetagem com excisão e auxílio de Laser.

A prevenção ainda é a melhor forma de evitar o contagio do HPV, fazendo uso de preservativos, evitando ter relações íntimas com parceiros múltiplos e se possível aplicar a vacina, que de acordo com informações protege cerca de 90% das pessoas contra o aparecimento de verrugas genitais e o câncer do colo uterino. A idade para vacinar é de 9 a 26 anos, são 3 doses em períodos de 30 a 180 dias, infelizmente a vacina não está disponível na rede pública, portanto seu valor ainda é elevado, cerca de R$ 400,00 cada dose.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Fotos e Mensagens de Amizade
Como se preparar para engravidar
A possibilidades de engravidar menstruada