Navegolandia » Saúde » Tratamento onicomicose

Tratamento onicomicose

É comum as unhas adquirem alguma doença proveniente da ação de fungos e bactérias, para evitar esses males, é importante cuidar bem da saúde e higiene de pés e mãos, pois o tratamento pode ser demorado e em alguns deixar cicatrizes nos dedos.

Quando as unhas seja dos pés ou das mãos sofrem com algum processo patológico provenientes de doenças infecciosas e outras não infecciosas, estão acometidas com onicomicose, que inclui dermatite alérgica, irritativa e psoríase. Esses problemas causa diversas alterações na estrutura da unhas que também podem ser sintomas de doenças sistêmicas, ou seja está relacionada a diferentes fatores de todo o organismo.

A unha com onicomicose possui uma ruptura completa ou parcial das camadas queratínicas que a forma, ficando com o aspecto quebradiço e muito frágil. Em alguns casos a unha também pode vir a ficar muito endurecida, difícil de ser cortada e com coloração esverdeada e escura, além de exalar um mal cheiro característico da doença.

onicomicose unha do pé


É necessário manter condições de limpeza das unhas e evitar criar um ambiente úmido nos pés.

Os fungos são os principais causadores da onicomicose, que na verdade são micro-organismos que as unhas fica expostas. O contato se dá mais naquelas pessoas que frequentam piscinas, balneários, atletas e em pessoas que condicionadas em outras inúmeras situações.

Através do exame micológico direto e cultural é comumente utilizado para que sejam feitas análises se o fungo está agindo de forma comensal, ou invasiva. O diagnóstico é baseado nesse tipo de exame histopatológico de biópsia, que também irá identificar a existência de outras doenças da pele.

unhas do pé

Calçados apertados, banheiras, piscinas, e aparelhos de manicure sem esterilização podem provocar a onicomicose.

A onicomicose é tratada por um período relativamente longo, por várias semanas e até mesmo por meses dependendo de cada caso. Com a inovação de medicamentos e o uso de novos recursos, o prazo para a cura tem se encurtado representativamente em comparação à tempos passados.

O dermatologista indica medicamentos que podem ser prescritos em forma de soluções, esmaltes ou em cremes, isso para uso local. Em casos mais avançados é possível que seja receitado o uso d tópico oral de comprimidos para impedir a ação dos micro-organismos no corpo.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Qual é o remédio da AIDS
Dores causadas pela má postura
Como identificar uma pessoa com bipolaridade