Navegolandia » Saúde » Vitamina A engorda

Vitamina A engorda

A vitamina A possui propriedades que auxiliam no combate da perda da visão, estimulando o equilíbrio da mucosa do nariz, olhos, boca e também do estado da pele.

A vitamina A que na verdade é o caroteno ou retinol, possui grande funcionalidade no organismo, sendo uma das principais vitaminas que consegue proteger o corpo de infecções respiratórias agudas e também a diarreia. Além disso, a vitamina A é quem melhor mantém a saúde e bom estado do globo ocular, sentido da visão.

Em termos gerais, a vitamina A é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, possui ainda propriedades que mantém o equilíbrio da mucosa e da pele. Como o corpo humano não produz vitamina A, é preciso buscá-la na grande fonte que são os alimentos. Os mais comuns são as carnes, fígado, gema, óleos de peixe, leite integral, em vegetais folhosos como o espinafre, cenoura, abóbora, e frutas como o mamão, as mangas, e o pêssego.

A ingestão elevada de caroteno, pode ser tóxica, quando em uma única dose for tomada acarretando uma intoxicação aguda ou durante tempo prolongado causa a intoxicação crônica. Isso em se tratando da ingestão e comprimidos ou suplementos com vitamina A. O problemas costumam surgir de forma lenta, podendo manisfestar a hipertensão intracraniana, a fraqueza generalizada e também cefaleia intensas. Há ainda deficiência óssea e comuns dores nas articulações.

vitamina A

O excesso de vitamina A pode deixar o cabelo pouco e áspero, provocando rachaduras labiais, pele seca e queda parcial das sobrancelhas.

O principal efeito causado pelo excesso de vitamina A no organismo pode ser observado através do tom da pele que passa a ter uma coloração amarelo-alaranjada, principalmente na palma das mãos e nas plantas dos pés, chamada de hipercarotenemia, mas a mesma é totalmente reversível quando a ingestão da vitamina é interrompida.

A vitamina A ainda pode ser adquirida em ampolas, cápsulas de gelatina mole, comprimidos mastigáveis ou efervescentes, sendo muito utilizada na maioria dos multivitamínicos.

O ideal é consumir a vitamina A de acordo com a necessidade do organismo, caso contrário pode surgir outras complicações como falta de apetite, cansaço, edemas, irritabilidade, aumento do baço e fígado, e até mesmo aumentar a incidência de câncer, principalmente de intestino e mama.

Não há nenhuma confirmação de que a ingestão de vitamina A possa engordar uma pessoa. Pelo contrário, as propriedades que a constituem favorecem o organismo, mesmo porque nenhuma vitamina possui calorias. Os suplementos podem ter calorias sim, devido o revestimento de açúcar, mas a quantidade é irrelevante.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Hanseníase tratamento
Dicas para diminuir o volume do cabelo de forma natural
Recadinho carinhoso para namorado