Navegolandia » Saúde » Vitamina B3 benefícios e riscos

Vitamina B3 benefícios e riscos

A vitamina B3 tem sido foco de muitas discussões sobre o seu benefício e também os riscos que pode causar à saúde, se consumida em excesso. Conheça mais sobre essa vitamina e quais os benefícios e riscos que ela pode provocar no organismo humano.

A vitamina B3 é essencial para o bom funcionamento de nosso organismo, ela também é conhecida como niacina e tem como fundamental para o metabolismo, pois ajuda a transformar os alimentos em energia. A vitamina B3 também é conhecida como PP por combater a Pelagra ( doença causada pela deficiência de niacina).

A vitamina B3 é conhecida por combater o colesterol alto, isso ocorre por ele aumentar o HDL ( colesterol bom), por esse fator ele se tornou a base principal de diversos remédios que combatiam o colesterol alto. Mas estudos recentes comprovaram que o uso excessivo da vitamina B3 pode aumentar as chances de risco de morte, vários testes realizados mostraram uma aumento de 9% desse risco, o que é considerado grave à comunidade cientifica.

O corpo humano tem a necessidade diária de 12 a 19 mg de vitamina B3 ou pelo menos 6,6 mg para cada 1000 calorias. A vitamina B3 pode ser encontrada em diversos alimentos, entre eles estão:

  • Carne Bovina
  • Figado
  • Carne de aves
  • Peixes
  • Leite
  • Ovo
  • Amendoim
  • Trigo

Os estudos só demonstraram que o uso sem discriminação da vitamina realmente pode provocar risco à saúde. A solução é consumir a vitamina B3 através de alimentos naturais e o uso de medicamentos a base de niacina só se necessário. Lembrando que a falta de vitamina B3 no organismo pode provocar diarreia, insonia, falta de apetite, irritabilidade, emagrecimento e problemas de pele.

benefícios e riscos da vitamina b3

A carne bovina obtém vitamina B3.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como fica uma mulher depois da gravidez
Como Evitar Estrias na Gravidez de Gêmeos
Brincadeiras para chá de bebê Cristão