Navegolandia » Mundo Feminino » Anticoncepcional usado de forma irregular atrasa a menstruação

Anticoncepcional usado de forma irregular atrasa a menstruação

O atraso menstrual pode ser proveniente de uma gravidez, portanto é importante realizar exames, uma vez descartada essa hipótese, o mais aconselhável é consultar-se com um médico ginecologista.

A menstruação é um evento fisiológico que caracteriza o período fértil da mulher, representado por um sangramento mensal que só ocorre quando o óvulo produzido não é fecundado. Se a mulher não tiver qualquer impedimento que comprometa as condições normais do ciclo, a menstruação pode ocorrer a cada 28 dias aproximadamente, durando cerca de 3 a 7 dias.

Em certos períodos, o organismo feminino pode sofrer alterações e consequentemente influenciar no fluxo menstrual. Os fatores são inúmeros, tais como hábitos de vida, alimentação, excesso de exercícios físicos, situações psicoemocionais, entre outros que podem desencadear um distúrbio hormonal.

Para amenizar os sintomas da menstruação como as cólicas e o fluxo intenso, muitas mulheres optam por fazer uso de anticoncepcionais, que também age impedindo a concepção de uma gestação. Mas o uso desse medicamento deve ser regular, seguindo os horários e dias recomendados, caso o contrário poderá ter seus efeitos comprometidos.

pílula

O mau funcionamento dos hormônios provocados pelo uso de anticoncepcionais pode causar a irregularidade menstrual.

Várias dessas mulheres fazem a automedicação de anticoncepcionais, ato que é desaconselhável, uma vez que somente o médico pode especificar o melhor medicamento a ser utilizado seguindo o tipo de organismo de cada mulher.

Em alguns casos o uso de anticoncepcional sem prescrição do ginecologista pode interferir no funcionamento correto do sistema reprodutivo.

O atraso menstrual é um dos possíveis problemas causados pela má administração de anticoncepcionais. Existem diferentes tipos com porcentagem de hormônios, que geram inúmeras alterações, por isso é importante seguir sempre a orientação médica a fim de evitar possíveis males.

Uma vez que surge o atraso menstrual, é importante observar se existe a possibilidade de uma gravidez, seja por comprovação de exame ou não, descartando essa hipótese, o mais aconselhável é consultar-se com um médico ginecologista e esclarecer todas as dúvidas, além de descobrir a melhor resolução para o problema.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como acabar com Feridas no Couro Cabeludo
Como Clarear as Axilas
Como identificar uma pessoa com bipolaridade