Navegolandia » Mundo Feminino » Atraso no início do anticoncepcional

Atraso no início do anticoncepcional

Na ocorrência de atrasos e falhas é importante utilizar outros meios preventivos complementares como a camisinha que além de prevenir uma gravidez diminui a possibilidade de se pegar DTS’s.

Muitas são as mulheres que passam pela situação de esquecer o início da utilização da pílula anticoncepcional, esse esquecimento é muito comum e se dá por diferentes motivos, mas é importante entender as consequências e se existe riscos de uma gravidez caso o atraso seja muito grande.

O atraso ao iniciar a cartela de pílulas é um erro que pode surtir efeitos graves, uma vez que os primeiros comprimidos consistem uma quantidade maior de hormônios, permitindo então o surgimento da ovulação. Portanto as chances de acontecer uma concepção são maiores, caso aconteça uma relação íntima.

anticoncepcional

Ao esquecer de ingerir a pílula no horário habitual, pode-se tomá-las em até 12 horas para garantir a eficácia da mesma.

No caso de um esquecimento de alguma pílula na primeira semana da cartela de pílulas ou deixar de tomar um número de 5 a mais de pílulas em qualquer momento, o recomendável é que se tenha relações íntimas com uso de método anticoncepcional complementar – o preservativo, ou abster-se do ato por aproximadamente os próximos 7 dias. Também poderá ser adequado utilizar a contracepção de emergência.

Esquecer de tomar uma pílula, deve se ingerir outra pílula o quanto antes, o que pode significar tomar duas pílulas no mesmo dia. O restante das pílulas podem ser ingeridas da forma normal, uma por dia e sempre no mesmo horário, essa recomendações conseguem aumentar a eficácia do anticoncepcional.

Lembrando que o uso de outros medicamentos pode impedir o bom funcionamento da pílula por causa da influência no metabolismo dos constituintes hormonais. Até mesmo os eventos de vômitos e diarreia inibem o efeito anticonceptivo, o que acontece é que os hormônios das pílulas não são absorvidos totalmente pelo intestino.

Nos diferentes casos, é importante e recomendável priorizar as orientações do uso ideal da pílula anticoncepcional. Na ocorrência de atrasos e falhas é importante utilizar outros meios preventivos complementares, a camisinha por exemplo, é o meio mais aconselhável, que além de prevenir uma gravidez evita a aquisição de DTS’s. Também vale realizar uma consulta com o médico ginecologista para que todas as dúvidas relacionadas a pílula anticoncepcional sejam esclarecidas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como evitar um câncer de pele
Corrimento amarelado na gravidez
Dicas Unhas Bem Feitas