Navegolandia » Saúde » Coluna bífida

Coluna bífida

A Coluna Bífida é caracterizada por ser uma grave deformidade na formação do tubo neutral, que se origina no feto durante uma gestação. Acompanhe as depois especificações sobre essa anormalidade.

Distúrbios do Tubo Neutral

Durante a gravidez importante um acompanhamento médico para garantir a saúde do feto.

A Coluna Bífida é caracterizada por ser uma grave anormalidade constituída no término da coluna (espinha). Essa irregularidade humana costuma-se a desenvolver em crianças e ainda nos primeiros meses de gestação. Normalmente esse problema se dá em decorrência do sistema nervoso, onde apresenta uma deformidade na formação do tubo neural.

Os defeitos do tubo neutral (DTN), são atribuídos a uma malformação do feto, que normalmente ocorre na fase inicial do desenvolvimento da criança ( entre a 3ª até a 5ª semana) envolvendo a estrutura inicial, atingindo o cérebro e à medula espinhal, e assim acarretando o problema.

São existentes três tipos de Espinha Bífida, onde são denominadas como, Meningocele, Mielomeningocele e oculta. A Meningocele é caracterizada por ser o tipo mais raro porém o que trás menos comprometimento a criança, pois não atinge o sistema nervoso.

Já a Mielomeningocele é o caso mais comum e de mais gravidade, pois atinge totalmente o sistema nervoso, criando um grande cisto externo na coluna e ainda podendo causar diversos outros problemas, tais como mal formações ortopédicas (membros tortos e luxações), dificuldades para controlar a intestinos e bexiga, hidrocefalia e problemas neurológicos.

Como o nome já declara, a oculta é a mais difícil de se descobrir, podendo ser identificada apenas por exames bem detalhados sobre o feto. Normalmente esse problema pode apresentar cistos internos de uma menor proporção mas que trazem um enorme desconforto ao bebe.

O tratamento para esse causa, é dado de acordo com a idade especifica da criança, onde cada caso que será analisado pelo médico. Embora não é comprovado com precisão a causa deste tipo de DTN, existem algumas possibilidades a se considerar.

Normalmente quando se já tem um caso na família, esse problema se origina com mais facilidade, assim podendo dar atenção a um problema genético. Outro fator levado em consideração, são a perca de fatores nutritivos da mãe, principalmente quando se é muito nova ou já com a idade avançada.

Entretanto é importante que toda gestante tenha um acompanhamento médico durante a gravidez pois os defeitos do tubo neural podem ser causados naturalmente e com uma descoberta recente as providencias se tornará mais eficazes.

Para maiores informações, consulte um médico neurologista, ortopedista ou pediátrico.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como acabar com Feridas no Couro Cabeludo
Como é Feita a Restauração dos Dentes
Dores provocadas por miomas