Navegolandia » Novidades » Como é escolhido o Presidente da República

Como é escolhido o Presidente da República

O presidente da república é eleito através do voto direto dos cidadãos eleitores no evento que comumente acontece aos domingos, onde cada região disponibiliza sessões eleitorais com urnas em que são depositados os votos.

O presidente tem como maior função ser o representante de um estado soberano, em muitos países, seu cargo também implica manter-se chefe do poder Executivo, como autoridade máxima para também ser denominado chefe de Estado. As denominações de poder e gestão específicos variam de acordo com o sistema institucional de cada país.

Na Alemanha por exemplo, funciona o sistema parlamentarista em que os parlamentos elegem o presidente por assumirem grande evidência dentre os demais. Se no país, o sistema de governo for presidencialismo, como no Brasil, o presidente é eleito através do voto direto dos cidadãos eleitores. Ao ser escolhido pela maioria, torna-se no âmbito federal o representante da população.

urna eletrônica

Urna eletrônica utilizada nas eleições do Brasil

De acordo com a legislação, o mandato do presidente da república deve ter a duração de 4 anos, podendo se estender por mais 4 anos, através de reeleição. Nesse prazo o chefe de estado terá a competência de fiscalizar politicamente a atividade legislativa dos outros órgãos de soberania, podendo promulgar e ordenar a publicação das leis da Assembleia da República e os Decretos.

Para se candidatar ao cargo da presidência, é necessário possuir os requisitos que seguem a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Ser brasileiro nato, ter idade mínima de 35 anos, possuir pleno exercício dos direitos políticos, ser registrado partido político, possuir domicílio eleitoral no Brasil e ainda não ter assumido cargo em que substituía o presidente nos seis meses anteriores a próxima eleição.

presidenta do Brasil

Atual Presidente do Brasil e primeira mulher a ser eleita chefe de estado.

O cargo de chefe do Poder Executivo é obtido através das eleições que correm pelo sistema majoritário, sendo assim, é eleito o candidato que conseguir o número maior de votos. No caso de 200 mil eleitores, por exemplo, ganha o candidato que obter a maioria absoluta de votos, independentes dos votos nulos ou brancos, o mesmo que a soma total superior que a dos demais concorrentes.

Se o índice não for alcançado, a eleição vai par o segundo turno, onde a disputa fica entre os dois candidatos mais votados da primeira fase da eleição. Eleito, o presidente da República adquire inúmeras funções, entre elas está a nomeação e exoneração dos Ministros de Estado, aprovar ou vetar as leis, exercer comando supremo das Forças Armadas, e de forma geral exercer as atribuições previstas na Constituição da República Federativa do Brasil.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Lugares para viajar no frio
San Francisco Califórnia
Detran RJ Agendamento

Gostaria de Opinar ?