Navegolandia » Saúde » Cotovelo anatomia

Cotovelo anatomia

Os dois ligamentos muito importantes colateral lateral e o colateral medial constituem a articulação do cotovelo, contribuindo para que o mesmo faça os movimentos juntamente com o braço, antebraço e pulso.

O cotovelo possui grande funcionalidade para o movimento do braço, como uma articulação do membro superior. Parece simples, mas o movimento realizado pelo cotovelo é bastante complexo, pois o mesmo se interage com o antebraço e punho sendo dobrados ou entendidos.

Por causa dessa interação se justifica a grande dificuldade de recuperação nas patologias da região, o que causa muito desconforto ao suposto paciente. O cotovelo é o maior responsável para fazer o movimento das mãos, um exemplo é o ato de levar o alimento até a boca.

A anatomia do cotovelo constitui de estruturas importantes: Ossos e Articulações, Ligamentos e Tendões, Músculos, Nervos e Vasos Sanguíneos.

Apenas três ossos fazem parte do cotovelo – parte inferior do úmero, ou osso do braço, o rádio e a ulna, partes superiores dos ossos do antebraço.

anatomia cotovelo

Pessoas mais musculosas ou obesas possuem mais dificuldade em dobrar o cotovelo, se comparando com as pessoas magras.

A articulação se divide em duas séries, revestidas pela cartilagem articular, um tecido branco que recobre o osso:

  • secundária – o cotovelo é responsável por rodar o antebraço com a palma da mão para baixo ou para cima.
  • articulação em dobradiça- o cotovelo tem como função principal se estender ou dobrar.

Ao redor de uma articulação estão um conjunto de ligamentos que formam uma cápsula articular, tipo de bolsa firme ao redor da junta que mantém o líquido sinovial ou lubrificante para que se tenha sempre mais estabilidade. Os dois ligamentos mais importantes são o ligamento colateral lateral e o ligamento colateral medial.

O tendão do tríceps tem a função de se manter conectado ao músculo tríceps, parte posterior do braço, a ulna se responsabilizando de ter a força suficiente para poder estender o braço.

Dentre o nervos há os principais – nervo mediano, nervo radial e nervo ulnar responsáveis por avisar ao cérebro sobre os movimentos dos músculos do braço para que sejam realizados.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Anatomia da mão
Cotovelo anatomia
Ligamentos da coluna vertebral e suas funções

Gostaria de Opinar ?