Navegolandia » Saúde » Dentro da coluna vertebral

Dentro da coluna vertebral

A coluna vertebral é constituída de pequenos ossos cilíndricos denominados de vértebras, que são totalizadas em aproximadamente 33, dispostas de forma vertical separadas por um tipo de almofada de cartilagem.

A coluna vertebral possui a função principal de sustentar o corpo e o crânio, auxiliando na manutenção da postura vertical. Além de conservar o equilíbrio do corpo, a coluna vertebral possibilita a flexibilidade de movimentos, por isso é possível que a cabeça realize giros sobre o pescoço. Outra importante característica da coluna vertebral é a proteção que faz dos órgãos internos como o coração, os pulmões entre outros, também protege a medula espinhal.

Constitui-se de pequenos ossos cilíndricos denominados de vértebras, geralmente em uma pessoas existe cerca de 33 vértebras dispostas de forma vertical. Cada vértebra é separada pelo disco intervertebral, um tipo de almofada de cartilagem. As vértebras são organizadas de uma forma que um túnel seja criado entre as mesmas a partir do espaço arredondado encontrada em sua articulação.

coluna

A coluna vertebral  é composta de várias curvaturas.

Este túnel é chamado canal medular pois abriga a medula espinhal, que na verdade é um conjunto repleto de finas fibras nervosas que se estendem do cérebro até o canal espinhal. Este local é repleto de líquido cefalorraquidiano, que serve para proteger os nervos, mensageiros do cérebro proporcional as inúmeras partes do corpo.

Os músculos e os ligamentos estão ligados as diferentes projeções situadas nas vértebras, as quais são apresentadas por básicos elementos:

  • Corpo – maior parte da vértebra, único e mediano voltado para frente é representado por um segmento cilindro que possui a função de sustentação;
  • Processo Espinhoso – parte do arco ósseo que se situa posteriormente e medialmente, capaz de auxiliar na movimentação;
  • Processo Transverso – prolongamento duplo lateral que se projetam de forma transversal, também auxilia na movimentação;
  • Processos Articulares – quatro saliências divididas em dois superiores e dois inferiores que tem a função de obstrução destinadas a promover a articulação das vértebras.
  • Lâminas – dispostas nos lados esquerdo e direito, que ligam o processo espinhoso ao processo transverso como forma de proteção.
  • Pedículos – partes estreitadas que ligam o processo transverso ao corpo vertebral, também possui função de proteção.
  • Forame Vertebral – disposto no lado posterior do corpo, limita-se a parte anterior do arco ósseo protegendo-o.

A coluna vertebral ainda é composta de várias curvaturas fisiologicamente consideradas normais dentro do padrão:

  • cervical, convexa ventralmente: Lordose;
  • torácica, côncava ventralmente: Cifose;
  • lombar, convexa ventralmente: Lordose;
  • pélvica, côncava ventralmente: Cifose.

Quando surge um aumento nessas curvaturas, é sinal de problemas na coluna, podendo ser proveniente de patologias como a Hipercifose, Hiperlordose ou Escoliose.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como fica uma mulher depois da gravidez
Dor para evacuar quando estou menstruada
Dores relacionadas a coluna cervical