Navegolandia » Saúde » Dor nas pontas dos dedos o que pode ser

Dor nas pontas dos dedos o que pode ser

Dores nas pontas dos dedos são sintomas que não devem ser ignorados, o problema pode se tratar de diversas causas. Veja neste artigo mais informações sobre esse incomodo nos dedos que afeta principalmente as mulheres.

Apesar de ser um sintoma muitas vezes ignorado, assim como outras dores em regiões incomuns, dores nas pontas dos dedos podem ser indicadores de vários problemas e até doenças. Mesmo que não pareça muito comum, é indicado procurar o médico em qualquer sintoma que estiver  incomodando e entre as possíveis causas para dor nas pontas dos dedos temos:

dores nos dedos

Dores nas pontas dos dedos
(foto:reprodução)

Problemas nas articulações

Debilidade e dores nas articulações podem ser causadas pela artrite psoriática. O mesmo ocorre porque a ponta dos dedos começa a inchar e pode chegar a deformar os ossos dos dedos mesmo estando em tratamento.

Esclerodermia

Embora seja muito raro os casos de esclerodermia, pode ocorrer do aumento da proteína fibrosa e do colágeno do corpo. Essas fibras em excesso podem provocar feridas abertas, inchaço e dor nas extremidades dos dedos.

Câncer

Pacientes que tiveram câncer e passaram por quimioterapia podem sentir pequenos choques e queimação na ponta dos dedos, isso ocorre porque a quimioterapia afeta o sistema nervoso central e pode levar até um ano para que as dores cessem. 

dores nos dedos

Pianistas, britadores e datilógrafos costumam ser afetados pela síndrome de Raynaud. (foto:reprodução)

Síndrome de Raynaud

A Síndrome de Raynaud é uma das principais causas que fazem diversas pessoas procurarem os médicos para ajudar a conter as dores nas pontas dos dedos. A síndrome pode surgir por causa do frio intenso ou  por estresse emocional. A doença de Raynaud é provocada pela constrição de pequenos vasos sanguíneos, deixando machas roxas em locais afetados, seguido de palidez ou vermelhidão.

Sintomas

No começo há uma palidez das extremidades, as pontas dos dedos perdem sensibilidade, ocorre a dormência e dores e comumente nas extremidades do corpo, principalmente na ponta dos dedos. Depois de um tempo a região começa a evoluir para uma cor roxa, por causa da falta de circulação e finalmente há uma vermelhidão na região afetada.

A doença de Raynaud ocorre principalmente em mulheres entre 20 a 40 anos, podendo ocorrer um pouco mais tarde em homens. Profissões como pianistas, britadores e datilógrafos costumam ser afetados por causa dos traumas, até mesmo alterações na coluna podem influenciar no surgimento da Síndrome de Raynaud.

Tratamento

O tratamento é baseado na proteção das extremidades, procurando protege-las contra o frio e contra traumas, podendo ser usado sedativos ou psicoterapia e também vasodilatadores e, em último caso, cirurgia, principalmente quando ocorre necrose na região, mas este trata-se de um caso bem raro.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como Evitar Estrias na Gravidez de Gêmeos
Toda gravida tem enjoo
Dor nas pontas dos dedos o que pode ser