Navegolandia » Educação » Estrutura da membrana plasmática

Estrutura da membrana plasmática

A membrana plasmática esta presente em todas as células e é a estrutura que envolve todas elas, sua principal função é selecionar que substancias devem entrar e sair do ambiente celular. Conheça mais sobre as características e a constituição do envolucro celular no texto a seguir.

A membrana plasmática também conhecida por membrana celular ou citoplasmática , ela envolve o e delimita a célula. Sua função é bastante peculiar, ela consegue selecionar o que deve entrar e o que deve sair das dependências celular, por ser semipermeável  o protoplasma (solução gelatinosa contida dentro das células)  não consegue rompe-la . Está a estrutura microscopia encontra-se presente tanto em células procariontes como em eucariontes.

Através do transporte ativo e passivo das substância ,de endocitose e exocitose, os últimos dois sem utilização de enzimas, que a membrana celular consegue desenvolver o seu papel de seleção. Em procariontes e células vegetais existe uma outra camada que recobre a  citoplasmática, esta recebe o nome de parede celular seu constructo  apesar de mais rígido não representa obstaculo a moléculas de água.

Membrana plasmática e seus constituintes.

A membrana Plasmática ou celular é lipoproteica, pois tem predominância de lipídios e proteína.

A membrana celular apresenta uma constituição lipoproteica, ou seja é formada  basicamente de uma dupla camada de lipídios, de  proteína e colesterol. Esses componentes se organizam da seguinte forma: entre as duas camadas lipídicas estão dispostas as proteínas formando uma espécie de mosaico fluido já que os a solução da membrana é gelatinosa e as proteínas se movimentam continuamente. Os fosfolipídios juntamente com o colesterol são responsáveis pela manutenção estrutural enquanto as proteínas adquirem funcionalidades diversificadas.

A superfície da membrana plasmática  apresenta falhas denominadas poros estes aumentam a capacidade de absorção celular podendo ser carregados com cargas positivas negativas ou não possuir, o que faz agir sobre esses as forças de atração e repulsão, além disso o envolucro possui ainda, em alguns casos, especificidades desenvolvidas por adaptação ao meio, como é o caso dos cílios e flagelos auxiliadores na movimentação do corpo celular.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Animal mais rápido do mundo
Nome para Ratinhas
nome do descobridor da celula