Navegolandia » Novidades » Fies fiador

Fies fiador

Para solicitar o auxílio Fies, o candidato precisa estar dentro dos requisitos determinados pelo programa, entre eles está a condição de ser matriculado em instituição de ensino superior da rede particular, além de opções de fiador.

Criado em 1999, o Fies é um programa de financiamento que tem como objetivo custear os estudos de pessoas que não possuem condições de pagar por um curso superior da rede privada de ensino. O programa também auxilia os bolsistas parciais do Prouni, tudo através da autorização e disponibilidade do Fundo Nacional de Educação – FNDE.

logo fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação.

Mediante todos os quesitos para inscrição e solicitação do financiamento, o candidato precisar avaliar as condições de pagamento, e também a possibilidade de ter que apresentar um fiador na conclusão do empréstimo. Existem algumas observações quanto a esse detalhe.

Os bolsistas parciais do Prouni matriculados em cursos de licenciatura ou que possuírem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio podem optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), o que os isenta da condição de ter que apresentar um fiador. Nos demais casos, a condição é uma exigência no ato da inscrição, que ainda possui duas opções no caráter fiança:

  • Fiança tradicional onde será prestada por até dois fiadores apresentados ao agente financeiro. Estudante beneficiário de bolsa parcial do ProUni, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual à parcela mensal da semestralidade. Os demais, somente o fiador deverá possuir renda mensal bruta conjunta que seja igual ao dobro da parcela mensal da semestralidade.
  • Fiança solidária, é a garantia oferecida por um grupo de três a cinco estudantes financiados pelo FIES, em que cada um deles se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente por ambos. Mas cada estudante poderá participar de apenas um grupo de fiadores solidários, e não será permitido qualquer outro tipo de fiança. Além disso, todos devem estar matriculados na mesma instituição de ensino superior.

Para saber sobre todas as condições do fiador para a solicitação do Fies, é necessário acessar o portal oficial do programa – http://sisfiesportal.mec.gov.br/. No sítio também estão contidas todas a informações do financiamento.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos: