Navegolandia » Novidades » Guia da previdência social

Guia da previdência social

O recolhimento é obrigatório para as pessoas que se enquadram nas condições impostas pelo governo, qualquer dúvida poderá ser feita nas unidades da Receita Federal o através de seu portal na internet.

A documento Guia da Previdência Social (GPS) é os sistema pelo é feito de forma mais hábil o recolhimento das contribuições sociais sejam elas utilizadas por empregador doméstico, segurado social, empresa, e pessoa física individual ou facultativo.

A guia deve ser preenchida em duas vias, a primeira com destinação à guarda e comprovação do recolhimento junto ao INSS, e a outra designada ao controle do agente arrecadador. Cada contribuinte possui um código que especifica sua condição e deverá ser utilizado em qualquer ação do programa GPS.

GPS Receita Federal

Modelo da Guia para pagamento do recolhimento mensal.

A guia pode ser paga diretamente em casas lotéricas, e bancos conveniados, para valor máximo de até R$ 1.000. O prazo para as empresas fazerem o pagamento é até o dia 20 do mês que antecede àquele a que as contribuições se referirem, já as pessoas físicas até o dia 15 do mês seguinte.

No caso do recolhimento da contribuição individual, a pessoa também poderá utilizar o serviço da GPS Eletrônica, através de débito em conta, disponível nos canais da internet ou ainda por aplicativos eletrônicos propriamente dos sites bancários.

O não pagamento dentro do prazo estabelecido gera juros equivalentes à taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), mais multa com base no cálculo da taxa de 0,33% para cada dia de atraso. Para obter a guia, o contribuinte deve baixar o programa disponível no portal da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br) e fazer o download do mesmo.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Bife a Francesa
Como Preparar o Peixe bonito
Recheio para Rosca Doce