Navegolandia » Novidades » Longitude significado

Longitude significado

Quando se faz uma medição da longitude associada a latitude, é possível encontrar a identificação correta sobre a posição geográfica de qualquer lugar que esteja na superfície terrestre.

Em termos gerais o conceito de longitude mensura a maior das principais dimensões que figuras ou objetos apresentam, ou seja é a descrição da localização, ou coordenadas geográficas, de um determinado lugar. Na Terra a longitude é medida a partir do Meridiano de Greenwich, em graus que variam de zero a 180 para leste ou para oeste, sendo que não há posição inicial natural para marcá-la.

A longitude portanto é a coordenada geográfica de um determinado ponto, que possui um valor sobre o arco de circunferência. Existe uma grande importância na medição da longitude, mesmo em diferentes áreas, como para a orientação de uma navegação pelos mares ou simplesmente para um trabalho de cartografia.

mapa

Definição de longitude

Já na física a longitude é definida com uma onda que representa a distância mínima entre dois pontos consecutivos no mesmo estado de oscilação acabam se defrontando. Em física nuclear a longitude pode associada a qualquer partícula de velocidade e massa.

O termo longitude possui grande variação de definição dependendo do assunto em que for inserida, a utilização da mesma porém é semelhante em todos os casos. Lembrando que toda dimensão pode ser perfeitamente representada por uma linha reta, assim a unidade de longitude do sistema internacional utilizada é o metro.

A medição da longitude juntamente com a latitude, possibilita a identificação da posição geográfica de qualquer lugar que esteja na superfície terrestre. Portanto todos os pontos apontados no mesmo meridiano possuem a mesma longitude porque estão localizados à mesma distância do meridiano de Greenwich.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Onde ficar Veneza
Como é escolhido o Presidente da República
Convite Senhor Tango