Navegolandia » Mundo Feminino » Menstruação irregular

Menstruação irregular

A menorragia, caracterizado por um sangramento excessivo do fluxo menstrual, definido pela quantidade de sangue superior a 80 ml, é um dos problemas que causam irreglaridades no ciclo menstrual e deve ser relatado ao médico ginecologista.

Muitas mulheres sofrem com a irregularidade do fluxo menstrual, e esse problema pode ser advindo de diferentes situações. Por causa das origens, é importante que a mulher fique atenta aos sintomas para que possa informar corretamente tudo o que ocorrer para o seu médico especialista, que no caso é o ginecologista.

Dentre os fatores desencadeantes das irregularidades no ciclo menstrual, estão os que possuem grau maior de gravidade e outros são causas mais simples que em pouco tempo ou se regularizam na próxima vez em que a menstruação descer. Os hormônios são os agentes que influencia diretamente na regularidade da menstruação, portanto, qualquer problema que os influencie irá surtir falhas no ciclo menstrual.

Os principais problemas que geram a menstruação irregular são os seguintes:

  • Hipermenorréia ou menorragia é caracterizado por um sangramento excessivo do fluxo menstrual, definido pela quantidade de sangue superior a 80 ml.
  • Hipomenorréia denomina-se a escassez da quantidade de sangue do fluxo menstrual, cerca de 10 ml a menos.
  • Metorragia é a menstruação prolongada que não mostra um padrão de intervalos claro dentro do ciclo.
menstruação

Uso de drogas e medicamentos e a prática excessiva de atividade física são fatores que contribuem para causar irregularidades no fluxo menstrual.

Outros problemas podem estar associados a problemas uterinos, seja a má formação do útero, ou alguma anomalia nos sistema reprodutivo. Assim como o stress e problemas emocionais, ganho ou perda excessivos de peso, a má alimentação, uso de drogas e medicamentos, além da prática excessiva de atividade física que também podem causar distúrbios no fluxo.

Todas as irregularidades no fluxo menstrual precisam ser avaliados e acompanhados precisamente pelo ginecologista, justamente para se ter o diagnóstico sobre as causas e a melhor solução, mesmo que seja um fator simples. O mais importante é entender como o próprio organismo funciona para que todo o ciclo menstrual seja controlado corretamente.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Sinais de trabalho de parto
Borra marrom antes da menstruação é sinal de gravidez
Candidíase atrasa menstruação