Navegolandia » Saúde » Qual tipo de lipídio não possui ácido graxo em sua estrutura

Qual tipo de lipídio não possui ácido graxo em sua estrutura

Os lipídios podem ser constituídos ou não de ácidos graxos tendo a partir disso a classificação dos mesmos, mas todos possuem funções importantes para o organismo humano. Leia e tire suas dúvidas.

Os lipídios são as substâncias orgânicas encontradas em grande número na matéria viva, popularmente conhecidos como gordura, somente perdem em quantidade para as proteínas e a água. De acordo com os estudos, essas substâncias representam para para a célula em termos de consumo, a segunda fonte de energia.

As funções dos lipídios se dividem de acordo com o tipo de cada substância, porém todas são complementares entre si. São incumbidos da responsabilidade em funcionar como isolante térmico sobre a epiderme, são reservas de energia, combustível celular e ainda compõem as membranas celulares, assim como as proteínas.

Além desses encargos, os lipídios ainda fazem toda a proteção e isolamento dos órgãos, e sinalização inter e intracelulares. Funcionando como uma espécie de vitaminas e hormônios.

Um lipídio é composto praticamente de ácidos graxos, álcool e algumas substâncias adicionais como o fósforo, um exemplo são os fosfolipídios facilmente encontrados em qualquer célula viva, variando de proporções `a cada tecido.

estrutura de lipídios

Os lipídios não são polímeros, ou seja, não são repetições de uma unidade básica.

Os lipídios são classificados de acordo com a presença ou não de ácidos graxos que são ácidos orgânicos, em sua maioria de cadeia alquila longa, com mais de 12 carbonos, que por sua vez pode ser saturada ou insaturada: Triacilglicerídeo, Fosfoglicerídeos, Esfingolipídeos e Ceras.

Dentre os lipídios há uma substância que em especial veem sendo bastante estudada. São os esteroides derivados do ciclopentanoperidrofenantreno, composto que consiste de quatro anéis não planares fusionados, assim os mesmos são criados sem ácidos graxos.

Os esteroides são provenientes do tipo de lipídio mais importante no sistema de anéis, o colesterol, pois consegue fornecer maior rigidez do que os lipídios de membrana. Funcionam como hormônios no organismo humano – a testosterona como hormônio masculino, e o estradiol  como hormônio responsável pelas características femininas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Depois de uma semana posso saber se estou grávida
Manchas nos Olhos de Cachorros
Dores causadas pela má postura