Navegolandia » Animais » Quanto tempo vive um carrapato fora do cachorro

Quanto tempo vive um carrapato fora do cachorro

Saiba neste artigo quanto tempo um carrapatos vive, os males que provoca e como se prevenir deste parasita. Mais informações referentes ao assunto você acompanha no decorrer desta matéria.

O carrapato é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado na família argasidae, são ectoparasitas hematófagos responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças tanto em animais quanto em humanos. Por se tratar de um ectoparasita, estas criaturas não se alimentam apenas do sangue de um único animal, como os  cachorros por exemplo, mas sim de vários hospedeiros, inclusive o homem. Desta maneira o carrapato acaba transmitindo doenças diversas como a Babesiose, Erliquiose em cães e Febre Maculosa em humanos.

Ciclo de vida dos carrapatos

Existem várias especies de carrapatos, todas elas muito resistentes, mas em geral os carrapatos tem um ciclo de vida divido em três estágios. O primeiro, como larva, pode durar até um ano. O segundo como ninfa, podendo durar 3 semanas e por fim a idade adulta, que se alimenta do sangue do cachorro podendo viver 30 dias ou mais, tudo isso dependendo muito do ambiente. Uma unica fêmea ao se reproduzir, pode colocar de 200 à 300 ovos por dia, causando uma verdadeira infestação.

 Como se livrar dos carrapatos

Como dito antes, os carrapatos não se fixam em apenas um ser, eles podem ser alimentar do sangue de vários animais e os cachorros são conhecidos por  animais com condições favoráveis para os carrapatos se alimentarem. Por isso, para combater os carrapatos, é imprescindível o uso de carrapaticidas no ambiente onde o cão vive.

Caso seu cachorro tenha muitos carrapatos você pode procurar um veterinário. O profissional irá indicar o melhor remédio, certamente o uso de coleiras próprias para se livrar deste parasita.

quanto tempo vive um carrapato

Carrapato

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Nome dos dedos
Nome das raças de cachorros pequenos
Apelidos para Namorados Românticos