Navegolandia » Animais » Quanto tempo vive um gato

Quanto tempo vive um gato

Os gatos domésticos vivem mais por causa dos cuidados que recebe, alimentação, vacinas, comodidade e uma série de fatores, como a não saída para rua, o que provocaria acidentes com veículos e até mesmo com outros animais.

O animal gato chamado comumente de caseiro, urbano ou mesmo gato doméstico, é muito popular entre os animais de estimação. Existe diversas espécies que fazem parte da mesma família de felídeos. Pesquisadores afirmam que há indícios da existência desse animal a pelo menos 5 mil anos, provavelmente entre os povos egípcios, uma prova disso são os registros de pinturas, estátuas e gravuras deixadas pelos próprios que continham a imagem de gatos.

gato

Existem em média, cerca de 250 raças de gatos domésticos.

Com a evolução da raça, os gatos se tornaram excelentes caçadores, e se mantém no topo de sua cadeia alimentar, pois são predadores naturais de vários animais, em sua maioria os pequenos como lagartixas, roedores, pássaros, e uma infinidade de insetos. A alimentação dos gatos é bastante seletiva, e repetitiva uma vez que os mesmos não toleram uma período maior que 36 horas de jejum, os seus rins podem sofrer algum dano.

Com em regra geral, o gato pode vir a pesar cerca de 2,5 a 7 kg, mas existem casos em que esse número se eleva, situação em que o animal está com sobrepeso, como de alguns exemplares que chegaram a ter um peso superior a 20 kg.

A estimativa de vida de um gato varia de acordo com as suas condições do seu habitat. Os que vivem em cativeiro, por exemplo podem viver um período de 15 a 20 anos.

gato pulando

A gestação da fêmea dura aproximadamente 63 a 65 dias, podendo gerar de um a oito filhotes.

Os gatos domésticos possuem uma expectativa de vida maior devido os tratamentos que recebem e por não terem fácil acesso as vias, reduzindo o risco de acidentes e também a possibilidade de se adquirir doenças.

O ato de castrar o animal contribui para o aumento significativo de dias vividos, pois evita o surgimento de câncer de ovários e testículos e reduz o período de cio.

O envelhecimento dos gatos não apresenta grandes sinais externos, mas com o aumento da idade, eles começam a demonstrar várias mudanças fisiológicas que afetam diretamente o metabolismo, sendo assim, ficam mais vulneráveis a ação de doenças, como problemas em todos os sentidos.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Cirurgia Dentária Cuidados
Dicas Unhas Bem Feitas
Como Evitar Estrias na Gravidez de Gêmeos