Navegolandia » Educação » Redação dissertativa

Redação dissertativa

A elaboração de uma redação dissertativa deve ser a mais clara e repleta de argumentos possível, pois o seu objetivo é discutir um tema, utilizando o ponto de vista sobre todas as vertentes a cerca dele.

Em muitos vestibulares e concursos públicos geralmente é exigido como complementação do exame a elaboração de uma redação dissertativa. Algumas pessoas possuem dúvidas sobre a forma correta de fazer esse tipo de texto, quanto a linguagem utilizada, qual pessoa a utilizar e como descrever sobre o tema proposto.

Para construção de uma redação dissertativa é preciso relacionar e seguir algumas regras que ajudarão a estruturar devidamente as partes essenciais que a compõe. Primeiramente é importante saber que uma redação dissertativa implica em abordar um determinado tema utilizando linguagem formal, ou seja, as frases seguem o padrão da norma culta.

fazendo redação dissertativa

Nunca utlize achismo em uma redação dissertativa, pois o objetivo da mesma é tentar convencer o leitor sobre os argumento expostos.

Logo que estabelece essas premissas, o escritor tende a redigir elementos textuais que demonstrem um texto impessoal. O objetivo é atingir o leitor universal, ou interlocutor indefinido, que será capaz de compreender qualquer argumento apresentado no texto.

É utilizado preferencialmente a terceira pessoa do singular, pois haverá mais espaço e liberdade de expor o ponto de vista individual de maneira muito objetividade. A estrutura da redação deve ser feita em “prosa”, com períodos diferentes que se completam denominados parágrafos, para a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Na introdução é incluído a análise de todo o tema, onde o escritor deverá manisfestar a sua posição diante as informações. A introdução deve ser entendida como o núcleo principal do tema, de onde se desmembrarão ideias variantes, mas compostas de aspecto gramatical coerente.

No desenvolvimento, são reunidos os argumentos que comprovem a opinião a cerca do tema. Pode ser por meio de dados estatísticos, citações de especialistas da área, pesquisas ou registros. Os parágrafo que compõe o desenvolvimento da redação vão explicitar as ideias secundárias a partir do núcleo inicial.

Por fim, a redação é encerrada com uma proposta que sugere a solução de um problema, que tenha relação direta com o objeto do tema, por exemplo, ou simplesmente usa-se uma ideia inovante que surpreenda o leitor. Todas as divisões ou parágrafos devem ser elaborados em concordância para que todas as ideias sejam entendidas corretamente.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Cadastro FIES 2013
Como inscrever no ProUni 2013
Como colocar uma lista de reprodução no Youtube