Navegolandia » Animais » Tempo de recuperação cachorro castrado

Tempo de recuperação cachorro castrado

A castração de cachorros é um procedimento muito usado para evitar filhotes. Veja aqui como funciona esse procedimento e qual o tempo de recuperação do animal.

A castração de um cachorro é o melhor método para não se preocupar com filhotes indesejados. Esse procedimento cirúrgico é realizado por um médico veterinário especializado e pode ser feito em qualquer clínica veterinária autorizada. O procedimento é simples e o animal pode voltar para casa no mesmo dia em que foi realizado a cirurgia, se não houver nenhuma complicação. O procedimento em média dura uma hora e os pontos são retirados 10 dias após a cirurgia.

cirurgia de castração

Castração
foto: reprodução

Antes da cirurgia

Antes de fazer a cirurgia o médico vai pedir uma avaliação para saber se as condições físicas do cachorro estão boas o suficiente para a  realização do procedimento. As recomendações no dia antes da cirurgia é que o cachorro não coma nem beba água na noite anterior, para diminuir as chances de vomito durante o procedimento.

Como é feita a cirurgia

O médico responsável vai aplicar primeiramente uma anestesia. Existem vários tipos de anestesia, ele vai escolher qual o melhor método, só então ele colocará um tubo para auxilar a respiração do animal e fará a raspagem no local da cirurgia. Então fará uma incisão e irá retirar os ovários ou testículos.

Pós-operatório

O  veterinário certamente vai passar uma série de recomendações que devem ser seguidas, entretanto aqui vai algumas que podem ajudar.

  • Não dê grandes quantidades de comida e bebida ao animal.
  • Cheque sempre a incisão para saber se não houve sangramento ou rompimento dos pontos.
  • Use sempre o colar Elizabethano (aquele colar de plastico) ou batinha de pano para evitar contato do cachorro com o local da cirurgia.
  • Uso diário do medicamento (em caso de vomito ligue para o médico, pode ser o caso de alguma alergia)
  • Evitar atividades físicas por pelo menos 10 dias após a cirurgia.

Em até duas semanas seu cachorro estará recuperado e poderá voltar às atividades normais. Caso o cachorro fique muito agitado tente distrai-lo com algum brinquedo ou o veterinário poderá recomendar algum calmante.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Condiloma Tem Cura
Causas de odor vaginal na gravidez
Formas de contagio do HPV